Contacto

Sede de Presidencia AIMFR

18 de Julio 359 TACUAREMBÓ (Uruguay)
presidencia@aimfr.org

Sede de Secretaría General AIMFR

Barcelona, 126-128
08820 PRAT DE LLOBREGAT
(Barcelona) ESPAÑA
+34 693215128
secretariageneral@aimfr.org

Sede Legal AIMFR

58, Rue Notre-Dame de Lorette. 75009 - PARIS (Francia))
info@aimfr.org

Comunicación
Envíos y Solicitud de Material
comunicacion@aimfr.org

PDFImprimirE-mail

Alternancia e Escola Familia Agrícola - Proposta para Promoção e o Desenvolvimento Rural

O homem do campo tem uma raiz cultural própria, um jeito de viver e de trabalhar distinto do mundo urbano, Mas com a expansão do modo de produção capitalista consolidou a crescente polarização da sociedade em duas classes distintas: os detentores da força de trabalho e os detentores dos meios de produção forçando muitos produtores a saírem do campo para a cidade. Os que ficavam, viviam em condições não tinham acesso a uma educação diferenciada.

Essa realidade levou a idealização de uma educação voltada ao meio rural que permitisse aos jovens a não privação de sua família, da sua imprescindível força de trabalho, buscando a integração entre escola, trabalho e família. Dessa forma, a pedagogia que melhor atendia os interesses de uma educação voltada para o homem do campo seria a da alternância, a qual o aluno mantinha-se em espaços de tempos alternados entre a escola.

Neste modelo de educação acontece um impacto positivo no desenvolvimento sustentável e solidário do campo com o fortalecimento da agricultura familiar e manejo agroecológico, além da elevação da auto-estima dos jovens e de suas famílias, havendo o resgate e valorização da cultura do homem do campo e expansão e adaptação da proposta nas distintas realidades brasileira.

Silvana Maria Laquini Moro / Flávio Santos Lopes / Ildranis Laquini Moro /  Carla Souza Santos / Janinha Jerke De Jesus

Para continuar lendo baixar o arquivo a seguir:

Alternancia e Escola Familia Agrícola - Proposta para Promoção e o Desenvolvimento Rural